domingo, 1 de julho de 2012

Relatoria Nacional da II Reunião GERAL do MJRS

Relatoria da II Reunião Geral do MJRS
Data: 30/06/2012
Pautas:

1) Apresentação dos presentes e do MJRS;
2) MJRS e ligações partidárias;
3) Movimento LGBT
4) Ações Sociais do Movimento
5) Tesouraria
6) Pautas da Greve Estudantil
7) Festa Junina e Confraternizações
8) Convocação para atos e ações.



Desenvolver da Reunião:

A II Reunião Geral do MJRS teve início por volta das 14:45, onde as pautas apresentadas e discutidas seguiram a ordem da lista acima. Primeiramente, o companheiro Fábio Coutinho fez uma apresentação contando a história do MJRS. Na sequência, xs demais presentes apresentaram-se.

Cada pauta foi debatida democraticamente com todos os presentes, tendo sido assim a reunião de hoje muito produtiva e construtiva.
O companheiro Luth Laporta fez um encaminhamento de extrema importância, a ser deliberado com as coordenações e com a militância do MJRS, acerca da "troca" das bandeiras Feminista e LGBT* pela criação de uma bandeira única que lute contra opressões no geral (combate ao machismo, a homofobia, a xenofobia, as desigualdades sociais, ao racismo e etc).

Na explanação acerca do MJRS e as questões partidárias, é válido frisar que o movimento foi, é e segue APARTIDÁRIO (frisando aqui a diferença de apartidário e anti-partidário), onde todxs xs militantes possuem liberdade para filiar-se (ou não) a qualquer partido político de esquerda realmente revolucionária.

O MJRS acredita que a mudança política está sim na proximidade dos movimentos sociais com partidos políticos, porém, vincular MJRS a qualquer partido é limitar o nosso poder de escolha a uma legenda partidária, o que faria com que nós agíssemos de forma sectária, entrando em contradição com os próprios princípios do movimento.

Também é válido reforçar que o MJRS não está dentro da UNE ou ANEL. Estamos aqui com o intuito de construir um movimento estudantil realmente de esquerda, ajudando na reunificação da mesma, mas qualquer militante que não se sentir a vontade para disputar espaços nessas entidades, não será obrigad@ a isso. Ainda assim, de antemãom, já fica avisado que a coordenação do MJRS irá debater com todo o seu grupo, em futuras reuniões, posições do movimento frente ao próximo CONUNE.

Depois da explanação de cada ponto, ao chegarmos ao 8º, todxs xs presentes foram convocados para o Ato Nacional pela Assistência Estudantil, o 3J, atividade promovida pelo Comando Nacional de Greve Estudantil, em todas as universidades públicas do Brasil que encontram-se em greve, realizado no dia 3 de julho. No DF, a ação terá concentração no Ceubinho (ICC NORTE) da Universidade de Brasília (UnB), às 12:00. O MJRS conta com a participação de todxs xs seus militantes nessa e nas futuras atividades do Comando de Greve.

Sigamos na luta! Força sempre.

(Ayla Viçosa)

Coordenação Nacional e Regional (DF) do MJRS.

"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem."
(Rosa de Luxemburgo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário