sexta-feira, 18 de maio de 2012

Educação burguesa ou educação proletária?

Hoje alguns crêem que se possa criar uma nova sociedade,usando a educação atual,acreditam que com a educação que temos hoje poderemos levar o homem a uma nova consciência,mais madura e consequente;de fato a educação sem dúvida tem um papel primordial na criação de um "Novo Homem"de uma "Nova sociedade";porém hoje vivemos em uma sociedade capitalista onde a educação não passa de um mero negócio (lucrativo diga-se de passagem) burguês, de uma simples máquina de fazer "homens preparados para o mercado de trabalho” ou “homens preparados para o futuro".Mas pra que tipo de futuro esses homens são preparados?


Bem são preparados exatamente para esse maravilhoso "futuro" que temos hoje,essa estupenda modernidade,onde esses tais "homens preparados" criam todos os dias novas tecnologias magníficas ("novos"objetos de consumo em especial);esse "futuro" onde o homem vai ao espaço quando quer,como quem vai a padaria comprar pão.Sim eu acho tudo isso muito importante,para nós homens, acho essas tecnologias magníficas quando usada de forma beneficente a raça humana e ao planeta.Só que tem uma "pequena" contradição nisso tudo,nessa mesma sociedade de "homens do futuro",para os quais não existe o impossível,ainda tem pessoas vivendo em situações desumanas,sem direito de suprir suas necessidades primárias de "cidadão da Sociedade do Futuro",nessa mesma sociedade pessoas morrem por causas que podem ser consideradas primitivas,diante tanta modernidade.


Então a pergunta, como pode nessa "Sociedade do Futuro"constituída por "Homens do Modernos"onde se tem a capacidade de alimentar o dobro da população,pessoas ainda morrem de fome?


Bom a resposta pra essa pergunta pode ser resumida em uma palavra CAPITALISMO,,já esse também pode ser definido como:Exploração do Homem pelo homem,distribuição desigual dos bens da sociedade, irracionalidade e etc.Mas também pode ser simplificado em apenas uma palavra Barbárie. Bem para não sair do contexto, voltemos ao tema aqui abordado Educação


Bem como eu já disse lá em cima alguns acreditam que se possa criar um "novo Homem" e um "Nova sociedade" com a educação atual (Educação Burguêsa). Isso não é possível,você pode tentar consciêntização nas pessoas como faz o Paulo Freire,mas não ira resolver o problema. Por que você só vai conseguir consciêntizar algumas dúzias de pessoas,ai vem alguém e diz:mas "De grão em grão em grão a galinha enche o papo".Sim de fato,só que no papo dessa galinha tem um buraco por onde os grãos caem,ou seja a galinha vai passar a vida tentando encher o papo mas no vai dar em nada.


O fato é que enquanto alguns homens conscientizam meia dúzia de pessoa "as máquinas de fazer homens preparados para o futuro"despejam milhares de pequenos-burguêses alienados na sociedade,otimismo é uma coisa, tentar encher com grãos um saco furado tem outro nome.


Mas enfim, primeiro a sociedade tem que se mudar no plano politico e econômico,e assim tampar o buraco que tem no papo dessa galinha,para que homens como Paulo Freire possam enche-lo com êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário