sábado, 19 de maio de 2012

Socialismo atualmente

   O que é socialismo senão a busca para uma sociedade sem discriminação, sem exploração, sem sofrimento, sem a destruição do meio ambiente, sem preconceitos e sem classes ? O socialismo atualmente é alvo de críticas desde a queda do muro de Berlim até os dias de hoje. Mas será que o socialismo aplicado como meio de governo no regime soviético, em Cuba, na China, no Vietname, na Coréia do Norte é o socialismo ? É o único meio de  atingir uma sociedade melhor ? O socialismo limita-se a certas experiências de socialismo em certos países ?
   O fato a ser aceito independente de preferências políticas é que o socialismo existe e existirá enquanto houverem pessoas exploradas. O socialismo é uma luta pelo fim das desigualdades, é uma luta pelo fim de um regime capitalista, onde vive-se sob a égide de uma falsa liberdade de pensamento e de expressão, enquanto a polícia reprime violentamente manifestações e a mídia distorce fatos e acontecimentos em benefício de preservar pessoas "poderosas"; onde há preconceitos quanto à etnia, opção sexual e tantas outras coisas; onde há uma falsa igualdade onde os que têm dinheiro têm acesso a instituições de ensino de qualidade e alimentação balanceada enquanto os que não têm dinheiro estudam em escolas de condições precárias e se alimentam quando podem; e uma falsa fraternidade, fraternidade essa que somente existe se há algo em troca, e esse algo sempre é ,direta ou indiretamente, o acúmulo de capital.
   O socialismo não se limita a uma visão, a uma interpretação do mundo e da sociedade, tanto é assim que existem inúmeras vertentes de socialismo como o socialismo utópico, o marxismo, o leninismo, o trotskismo, a social democracia, o anarquismo, anarcossindicalismo e tantos outras. Dentro da visão marxista, o socialismo é apenas uma etapa para a chegada ao comunismo, onde teria-se uma sociedade verdadeiramente igualitária com o fim das classes. A proposta socialista hoje não se limita a certas teses, e não é refutada com argumentos como "o fim do muro de Berlim atesta o fim do socialismo", afinal crises ocorreram dentro do socialismo, de fato, mas ocorreram também no capitalismo e de maneira devastadora para o mundo todo visto que a rede de interações econômicas englobam todas as áreas do mundo, ocorrendo um verdadeiro efeito dominó.
   Então ao ouvir dizer que crer em socialismo é ser ultrapassado, ser socialista é ser idiota, é necessário saber que são visões completamente parciais e crentes em uma verdade absoluta, o que leva essas visões a serem irrelevantes visto que quem as afirma não está disposto a encarar os fatos e os reais argumentos que sustentam a tese socialista até os dias de hoje e é suporte para tantos partidos de esquerda. Crer em socialismo é ser idealista ? Não, é lutar para tornar realidade o bem estar de todos, é lutar por uma sociedade onde não há sofrimento decorrente da exploração de uma classe por outra e nem do ambiente tendo em vista lucros e mais lucros, é ter em vista o bem estar social acima de qualquer coisa, lutar pelo socialismo é lutar pelo bem estar de todos no futuro. Se é somente uma ideia agora, a luta existe para tornar realidade a ideia, tornar concreto o que é meramente ideológico.

Jorge Madoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário